Em um processo de negociação, (não apenas referente a veículos) por mais que você, como cliente, tenha recebido um excelente atendimento, saiba que isso nunca pode ser tomado como fator decisivo para a assinatura do contrato. Acima de tudo, você está adquirindo um produto, e não a simpatia de alguém ou de um grupo.
No caso do/a vendedor/a, por maior que seja sua dedicação, o interesse final é sempre na venda, e por conta disso, não é impossível que mesmo nestes casos a negociação contenha itens desfavoráveis a quem adquire, podendo ser ocultos (aquilo que o vendedor/a não lhe conta) ou até explícitos, porém de fácil reversão, mas que assim não é feito.
Em se tratando de serviço de Consultoria e/ou Assessoria, a grande diferença está no fato de que o interesse não está na venda em sí, mas no objeto a ser negociado. A grande preocupação e objetivo do trabalho se foca em realmente atender os interesses de quem contrata, e em principal referentes à qualidade e/ou preço compatível do bem.
Quer queira ou não, o vendedor nada mais é que o elo de ligação entre o proprietário dos produtos à venda e quem deseja adquiri-lo, e que trabalha em favor de um patrão, que lhe cobra resultados positivos: vendas. O Consultor/Assessor é um meio facilitador que realmente trabalha a favor de quem contrata, pois seu ganho não está condicionado á concretização de determinado negócio. Em resumo, você contrata e ele usa de toda sua experiência para que você faça o melhor negócio possível, sempre trabalhando a seu favor. É fundamental também que não hajam direcionamentos para quaisquer produtos ou estabelecimentos.